quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Tentação - Parte 2


O inimigo tem várias artimanhas para nos tentar, e algumas delas são:


Concupiscência: Pode se dizer que é o desejo intenso de bens ou gozos materiais e/ou desejo sexual. A melhor coisa a se fazer quando aparece esse desejo é analisar a situação e ver um modo de glorificar ao Senhor com sua atitude, não se deixando levar pelo impulso.
“... cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”.Tg 1.14




Cobiça: desejo imoderado de possuir (geralmente algo que não se merece) bens materiais, ambição desmedida de riquezas.
Ora os que querem ficar ricos caem em tentação e ciladas... porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males...” 1Tm 6.9,10





Más companhias: Relações com diferentes grupos sociais é normal no nosso dia a dia, mas temos que saber escolher nossas amizades e cuidarmos para que nós sejamos influenciadores de comportamento e não o contrário. Temos como maior conselheiro a palavra de Deus, mas infelizmente muitos cristãos se deixam levar por conselhos de ímpios e acabam tomando caminhos contrário do que realmente agradaria a Deus.
Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” Pv 1.10. Ver também Sl 1.1”.



Riqueza: Em meio a riqueza podemos ser tentados através da soberba, orgulho, indiferença, altivez, etc. Esquecendo que é Deus quem no dá todas as coisas e negando a ele a cada dia. Nos tornando auto-suficientes e convencidos de que somos independentes.



 
Pobreza: Em meio a pobreza podemos ser tentados através da inveja, murmuração, a infelicidade, descontentamento entre outras coisas dependendo da situação. É preciso lembrar que precisamos dar graças independente de como nos encontramos. O Senhor sabe de todas as coisas.

Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. Pv 30: 8-9.

Em busca do sucesso: Ao buscarmos êxito em nossas atividades, devemos cuidar para não sermos tentados por riquezas, honra e fama. Quando começamos a ter sucesso, é preciso parar e analisar o que está por trás de tudo isso, o que Deus quer que façamos, o que ele quer com determinada situação. E ao ouvirmos a voz de Deus devemos escolher ser fiel a ele. Na Bíblia temos os exemplo de Balaão que foi tentado por honra e glória.
Os quais foram a Balaão, e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Rogo-te que não te demores em vir a mim. Porque grandemente te honrarei, e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo. Então Balaão respondeu, e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do SENHOR meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande. Nm 22: 16-18.

O nosso Senhor permite que sejamos tentados, para que possamos nos fortalecer e vencer o maligno, mas antes disso ele nos garante que não seremos tentados mais do que possamos suportar. Isso quer dizer que temos e são nos dada condições para vencer as tentações.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1Co 10.13

Temos como nosso maior exemplo Jesus que venceu a tentação e nos mostrou a arma usada para esta vitória.
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Mt 4. 1-11.

Jesus ao ser tentado estava preparado para qualquer artimanha que o Diabo pudesse usar. Ele conhecia as escrituras e jejuou. Assim, Jesus se fortaleceu para lutar contra seus desejos (pois tinha fome) e para continuar com a obra que o Pai confiou a ele.

É necessário orar e vigiar sempre, assim estaremos atentos no que ocorre a nossa volta, ao mesmo tempo em que estaremos nos preparando para qualquer luta. Essas são armas que Deus nos deixou. E por meio da fé é que tomaremos a posição de autoridade que Deus nos concede a cada dia. Vencer o tentador só será possível se nos capacitarmos para isso, buscando uma vida de comunhão com Deus, através da oração, da leitura da palavra, da santidade, da pureza, da fé e da nossa fidelidade para com ele.

Deus abençõe a todos!
 
Por Joelma.
 
Referência do estudo:
Como Vencer as TENTAÇÕES!: http://www.vivos.com.br/163.htm


3 comentários:

  1. Deus falou muito comigo através destes estudo.. pq muitas vezes deixamos passar batido as coisas que vão nos acontecendo e esquecemos de orar e vigiar, como você escreveu no final.. e a única forma de superarmos tudo isso e passar por tudo isso é só mesmo estando sempre pertinho de Deus!!!

    beijos
    Deus nos abençoe!!

    Guida

    ResponderExcluir
  2. E eu fiquei pensado: "Quem será essa Joelma?".. É você!
    Aí sim!
    Passe sempre por lá, to tentando encontrar tempo pra atualiza-lo mais vezes!

    beeeeijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Muito bom e bem explicativo. Estou divulgando para amigos esse conteúdo e o da parte 1 também.

    Estou seguindo seu blog. Depois dá uma passadinha no meu:

    http://corroborado.blogspot.com

    Abç

    ResponderExcluir